quinta-feira, 25 de março de 2010

Como alimentar as crianças?


Quando a Pietrinha tinha 5 meses comecei a me questionar, será que ela tem fome? Porque ela estava com aquele problema do sono, mamava muito, e dormia pouco.

A pediatra mandou dar Aptamil, mas ela não pegava na mamadeira, então consultei o site do ministério da saúde, pois cada um falava uma coisa sobre a alimentação do nêne e eu já estava ficando doida.

O ministério da saúde informa que a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses, mas como a Pietrinha não pegava na mamadeira, e não dormia muito achamos que ela estava com fome, começamos a dar a papinha feita em casa, pela mamãe com muito amor.

No começo ela comia bem pouquinho, depois foi aumentando gradativamente, até comer um pratão, mas aos 7 meses ela pegou na mamadeira, e diminuiu a quantidade de comida.

Segui as dicas do Ministério da Saúde que diz que não é necessário peneirar, nem bater no liquidificador a papinha. Somente amassar com o garfo para que o nene possa sentir a textura dos alimentos e já ir conhecendo os gostos de cada um.

Hoje com 8 meses ( só 2 dentinhos de baixo) ela já come a nossa comida, é claro que eu me preocupo em colocar somente alimentos naturais e pouco sal, nada de industrializados para que ela possa nos acompanhar nas refeições e também ainda amasso um pouco com o garfo.

Achei interessante o artigo abaixo:

Diversos fatores contribuem para a obesidade infantil. Por exemplo, as crianças estão mais propensas a ficar acima do peso se tiverem:

- sido mal nutridas durante a gestação;
- se vierem de famílias de baixa renda;
- se os pais fumarem;
- se sofrerem de depressão e;
- se tomarem determinados medicamentos como esteróides.

Obviamente, a causa definitiva da obesidade - tanto em adultos quanto em crianças - é o consumo de um número de calorias maior do que o organismo precisa. A prática regular de atividade física e a ingestão de menos calorias são as únicas formas eficazes de evitar e reduzir o excesso de peso corporal.

O que faz algumas crianças ingerirem mais calorias do que necessitam? A genética influencia cerca de 5% de todos os casos de obesidade. Em outras palavras, uma em cada vinte crianças obesas nasceu com a incapacidade de sentir quando chegou a hora de parar de comer. Se este problema for identificado desde cedo, médicos e nutricionistas podem intervir e ajudar a administrar o problema. Todas as outras pessoas parecem ter nascido com a capacidade de saber quando é a hora de parar.

Os bebês que são amamentados ao peito ilustram perfeitamente nossa noção natural de "saciedade". Eles tendem a parar de sugar quando estão satisfeitos (muitos sinalizam tal satisfação via soneca) - e as mães normalmente ficam aliviadas quando isso acontece. Muitos pais que alimentam seus bebês com mamadeira, por outro lado, costumam estimulá-los a beber todo o seu conteúdo, independentemente da saciedade dos filhos. Resultado: os bebês que não são amamentados no peito materno têm mais probabilidade de se tornarem crianças obesas, talvez por terem aprendido a ignorar os sinais que lhes dizem quando parar.

Nossos sinais internos de apetite não se restringem à quantidade de alimentos que consumimos. Um experimento realizado com bebês alimentados com mamadeira mostrou que, às vezes, eles conseguem sentir quando já ingeriram calorias suficientes. Os pesquisadores do experimento variaram o conteúdo calórico do leite dos bebês e, surpreendentemente, descobriram que a quantidade de leite que os bebês tomavam variava de acordo com os valores calóricos: quanto mais calorias, menos eles bebiam.

Diversos pesquisadores investigaram a noção, em crianças e em jovens, de quando parar de comer. Alguns estudos sugerem que as crianças ouvem os sinais de apetite do próprio organismo até mais ou menos os três anos de idade, enquanto outros sugerem que, desde os dois anos, as crianças já perdem o contato com esta importante habilidade. Em todos os casos, descobriu-se que as crianças comiam menos quando se serviam - em outras palavras, quando decidiam qual o tamanho ideal da sua porção.

Os alimentos e a televisão

Um dos fatores envolvidos no problema crescente da obesidade, o hábito de assistir televisão, parece ser um dos mais importantes. Um estudo britânico, realizado pelo Dr. Russell Viner, do University College, em Londres, e publicado em 2005. monitorou os padrões que envolviam o ato de assistir televisão em quase 11 mil pessoas desde o seu nascimento, em 1970. Uma descoberta surpreendente foi que o risco de obesidade na vida adulta aumentava 7% para cada hora adicional passada diante da televisão no fim de semana aos cinco anos de idade. E, quanto mais televisão as pessoas, quando crianças, assistiam, mais sedentárias se tomavam quando adultas.

A associação entre assistir televisão e obesidade infantil não foi confirmada. Alguns estudos revelaram que tal associação simplesmente não existe. Mas existem três ótimas razões para acreditarmos que assistir televisão pode influenciar sim na obesidade infantil.

Em primeiro lugar, para assistir muita televisão, a criança tem que ficar muito tempo sentada ou deitada: um estudo feito pela Harvard School of Health em 2006 encontrou uma nítida associação entre o tempo passado diante da televisão e os níveis de exercício. Os pesquisadores usaram pedômetros para medir o número de passos dados por dia por habitantes de Boston, Massachusetts. Descobriram que, para cada hora diante da televisão, os participantes do estudo deram em média 144 menos passos/dia. O tempo médio que as pessoas passavam diante da televisão era de 3,6 horas, uma diferença potencial de quinhentos passos/dia. Cada passo requer o consumo de um número significativo de calorias - sobretudo durante períodos de tempo mais extensos. A pesquisa envolveu apenas adultos, mas a descoberta - de que quanto mais tempo você passa diante da televisão, menos calorias você queima – obviamente também se aplica às crianças.

A segunda forma de prever que assistir televisão pode aumentar a obesidade é por meio da propaganda. Uma grande proporção dos comerciais veiculados durante os programas infantis anuncia biscoitos, chocolates e outros alimentos processados, bem como lanchonetes de fast food. Na Suécia, desde 1991, proibiram todos os comerciais de televisão voltados para crianças de menos de 12 anos. E, na Grã-Bretanha, várias organizações importantes estão pressionando as autoridades pela proibição dos comerciais de junk food voltados para crianças. Em 2006, o Ofcom, órgão independente regulador da indústria de comunicação, publicou um documento propondo restrições ao anúncio de alimentos e bebidas "com alto conteúdo de gordura, açúcar e sal". Os anunciantes britânicos já reduziram o número destes anúncios, mas compreensivelmente adotam uma posição de cautela em relação a uma proibição: é justo presumir que a propaganda afeta os hábitos alimentares das crianças - caso contrário, não existiria ou já teria desaparecido.

Em terceiro lugar, a televisão é uma distração. Tendemos a ignorar os sinais de saciedade quando comemos diante da TV - muito mais do que se estivéssemos comendo com o aparelho desligado. É fácil beliscar, mesmo que bem devagar, enquanto assistimos a um filme, um desenho ou novela favorita.

domingo, 31 de janeiro de 2010

O LIVRO


No Livro ele deixa claro que 35% dos bebes nao sabem dormir, e que os pais tem que ensinar. Diz que nada de dormir no colo ou no peito pois eles nao podem depender de "coisas " que sao tiradas depois, imagine voce dorme na sua cama e acorda na minha cozinha, que susto! Assim, acontece com os bebes, por isso a regra e coloque seu bebe sempre acordado no berco, avise-o que vc vai ensina-lo a dormir no berco sozinho com o paninho e a bonequinha, ou sei la algum outro brinquedo e aplique atabela de tempo de visita do livro para ele nao se sentir abandonado.

Bebes que nao dormem, ficam com choro facil, irritabilidade, falta de atencao, dependencia de quem cuida dela, possiveis problemas de crescimento.

1o Dia

No primeiro dia eu estava preparada para tudo, pensei, se for preciso passo a noite em claro, mas vou seguir a risca.
Entao coloquei ela no berco as 20h e ela demorou 40 minutos para dormir, e so acordou as 3h30. Foi nesse dia que recolhi meus cacos, e minha esperanca clareou, nunca me senti tao orgulhosa e feliz, meu marido ate resolveu ler o livro. Depois ela acordou feliz as 8h.

2o Dia

No segundo dia a baba iria cuidar dela, eu fiquei apreensiva, entao de manha fiz a tecnica para ela ver e expliquei que rm hipotese alguma a bebe poderia dormir no colo. Quando voltei para almocar a baba estava super feliz, disse que logo ela dormiu.
A noite coloquei como de rotina as 20h no berco e depois de 20 minutos ja estava dormindo.

3o Dia

No terceiro dia tive que deixar ela na minha mae, o que dificultou a aplicacao do metodo, pois ela estaria em um ambiente diferente do dela. Na primeira semana deve ser no mesmo lugar. Entao ela dormiu bem pouco. Mas, a noite dei banho e as 20h ela estava no berco, eu nem acreditei, ela brincou e dormiu sem chorar, na madrugada acordou 3h e 5h, mas e para fazer a tecnica tambem.

4o Dia

No quarto dia eu tinha curso de batismo na Sao Judas Tadeu, o curso e muito bom, principalmente para aquelas pessoas que nao sao catolicas e querem batizar os filhos, e isso nao nao entendo o porque. Se nao acredita na igreja, em jesus, na ressureicao entao nao perca seu tempo batizando seu filho, procurando cursos de 1 hora.
Entao nesse dia minha sogra veia em casa cuidar dela. Entao quando voltei do curso claro que minha sogra nao seguiu a tecnica, deixou ela dormir no colo, e logo foi me dizendo, olha eu no segui o livro, essas tecnicas ai blabblabla....
Que legal eu pensei, claro nao e voce que fica a madrugada em claro!
Entao, a noite, a pietrinha levou mais de 1 hora para dormir, e finalmente dormiu, ufa, ja estava achando que teriamos de comecar tudo de novo. E a surpresa acordou as 5h42, mamou coloquei para dormir de novo e so acordou as 9h30.

5o dia

No quinto dia, minha sogra levou uma ajudante para cuidar da Pietrinha, e quando cheguei do curso de batismo a grande surpresa, ela conseguiu aplicar a técnica. Então como de costume colocamos ela no berço às 20h00, e depois de uns 20 minutos chorando já estava dormindo, mas, acordou às 03h00 e ficou chorando muito, muito alto, apliquei o método até às 03h40, que foi quando eu entrei no quarto e ela estava de pé, segurando no berço, de olhos abertos, chorando muito, ai eu não aguentei. Peguei ela e dei mamazinho. Depois ela acalmou e eu coloquei no berço, e ela só dormiu às 04h00, mas acordou às 07h45.

6o Dia

Durante o dia foi bem legal ela ficou com a baba e dormiu bem, nem chorou. A noite, ela chorou bastante, demorou 1 hora para dormir, depois acordou às 1h30 fiz a técnica por uns 30 min e ela voltou a dormir. Mas sempre quando eu estou fazendo a técnica de madrugada, eu fico pensando, ai meu deus, o que será que os vizinhos devem estar pensando, e a Pietrinha está crescendo e ficando cada vez mais escandalosa. Sorte que tenho a Marie minha york para fazer companhia estas horas na madruga. Depois das 1h30 ela acordou às 3h30, ai dei mama porque achei que ela estava com fome, depois ela dormiu rapidinho, em uns 5 minutos. E só acordou às 07h45. O melhor de tudo isso é ir no quarto dela e ver a danadinha em pé segurando na gradinha do berço, olhando pra porta esperando alguém ir busca-la, e tudo isso sem chorar.

7o Dia

No sétimo e penultimo dia do teste ela foi dormir como de costume às 20h mas foi meio corrido porque fomos ao mercado e já eram 19h00 então ela estava cansada e começou a chorar ai tive que pegar no colo, imaginem que tinham filas em todos os caixas e ninguem, sabem o que é ninguem se ofereceu para dar a vez, as pessoas simplesmente fingiram que eu e uma outra moça com bebe também não estavamos lá. Sem comentários, ainda bem que eu não tenho coragem de fazer isso!
Bom, então ela só acordou às 3h30 para mamar, voltou a dormir e acordou às 07h.
Acho que agora essa vai ser minha rotina graças a Deus!

8o Dia
No oitavo e ultimo dia os meus objetivos ja estavam alcancados, Pietra esta dormindo desde as 20h ate as 2h, 3h direto, e so acorda para mamar e depois volta a dormir ate as 7h.

Que otimo estamos muito felizes porque agora eu e meu marido temos tempo um para o outro e estamos bem mais dispostos para cuidar da Pietrinha!

Vou continuar aplicando o metodo.

A LUZ

Como tive uma otima gravidez e muito desejada eu rezava e pensava ai meu Deus o que eu devo fazer? Porque minha nene e assim? As minhas amigas que tinham bebes da mesma idade diziam: O meu dorme que e uma beleza! E eu pensava: Meu Deus o que estou fazendo de errado?

Entao, apos 10 dias na montanha e 4 dias na praia cheguei ao limite, com as ferias totalmente falidas, noites inteiras sem dormir, palpites falidos etc.

Comentei com uma pessoa do meu trabalho sobre o que estava acontecendo, e ela me indicou o livro nana nene pois tinha dado certo com o filho dela.

Fui correndo comprar, e em 2 horas ja tinha lido o livro todo. Coloquei na minha cabeca que essa seria a solucao, e que iria seguir as recomendacoes estritamente.

Como comecou


Apos 6 meses sem dormir e todas as tentativas frustadas de fazer com que minha filha dormisse resolvi testar o livro nana nene.
Eu estava como uma alma penada, nao conseguia nem pensar direito, o choro da minha filha, estridente, alto em bom som fazia ate meu coracao bater mais forte, e quando ela dormia eu ficava estatica, sem movimento, pois a qq momento ela podia acordar e tudo iria por agua abaixo. Meus seios ja estavam doendo, apos uma noite inteira acordando a cada 45 minutos, 1h, 2h, 4 horas foi o maximo um dia. Minha vida era andar de um lado para o outro com o objetivo interminavel de fazer ela dormir, fora as outras coisas como trabalhar, cozinhar, mercado e etc.
Mais uma noite vinha chegando e eu ia ficando cada vez mais apreensiva, afinal estava vivendo dia apos dia, sem planejar o futuro, pois ele ja estava certo para mim, ficar o dia inteiro feito um zumbi, e olha que e sempre fui de acordar cedo, sempre acordei as 6h para ir para a academia. Fico imaginando uma pessoa que gosta de dormir ate as 10h da manha, coitada!
Bom, entao, apos conseguir coloca-la no berco eu ia dormir, a essa hora meu marido ja estava dormindo, e eu so ia comecar minha segunda maratona, afinal, se eu nao conseguir cuidar da minha propria filha quem vai cuidar?
Entao tudo comecava de novo, chorava, mamava, dormia, chorava, mamava, dormia e assim consecutivamente, dia apos dia por seis meses e meio!

As pessoas diziam, so podem ser as colicas, ah e assim mesmo, meu filho tambem era assim, dormia comigo no colo, dormia na minha cama, agora devem ser os dentinhos, e sempre havia uma desculpa. Meu marido super estressado, emagreceu 8 kilos, ficou com amigdalite, gastrite e ate socou a parede.

Meu Deus! Eu ja nao sabia mais o que fazer! E os medicos, um mandou dar calmante e a outra vivia dizendo que era fome!



Porque o blog


Ola pessoal! Resolvi escrever este blog para compartilhar a minha experencia de mae com voces e mostrar que todas as maes tem direito a uma noite de sono sem problemas. Que, se seu filho nao dorme, nao tem nenhuma doenca, nao esta com nenhum problema psicologico, nao e um mimado e principalmente, o fato dele ou dela nao dormir nao e culpa de vcs.